quinta-feira, 17 de junho de 2010

Crítica ao "remorso de baltazar serapião" de valter hugo mãe

A obra "o remorso de baltazar serapião" escrita por valter hugo mãe, um autor de renome, venceu o Prémo José Saramago, esta é uma obra literária de escrita inovadora e com um estilo satírico inconfundível.
valter hugo mãe, cria uma história que gira em volta da mulher e do seu estatuto social nos tempos medievais, apesar de tudo, a violência doméstica e a exploração das mulheres como objecto de prazer ou de trabalhos forçados ainda hoje acontecem, este tema é, infelizmente, um tema intemporal. É isto que este livro retrata com um estilo inovador e vocábulos apropriados à personagem principal, baltazar, e ao seu enquadramento espacio-temporal. Pode também notar-se que o autor tem em consideração todos os promenores que fazem desta obra uma obra literária e constrói frases de forma oportuna e apropriada, o modo de escrita, sendo semelhante a Mia Couto é desde já um modo que se extende a todos os PALOP pelo que o autor usa conjugações pronominais e vocábulos de outros países, tendo sempre em atenção o seu enquadramento na história.
Em geral foi uma obra que me prendeu não só à história como aos promenores literários dos quais retirei alguns conhecimentos. Comecei por não entender o porquê de todos aqueles vocábulos grosseiros mas à medida que interpretava a cena e me envolvia tornou-se fácil de entender e bastante interessante, aconselho a todos a sua leitura.

0 comentários: